quarta-feira, 8 de junho de 2011

Baixo astral: de quem é a culpa?

No café da manhã, suco de laranja com Prozac. No almoço, água mineral com Dermonid. No jantar uísque e Lexotan. Não é a nova dieta da Adriane Galisteu: é a dieta de quem está com excesso de peso na alma.O maior mal das pessoas infelizes é não diagnosticar corretamente de onde vem a sua dor. Ninguém acha que tem culpa por as coisas estarem dando errado. É culpa do chefe, do ex, dos pais, dos políticos, do síndico, da tevê, de todos que fazem parte dese mundo do qual você foi expulso.

Que tal assumir a responsabilidade sozinho para ver o que acontece?

Estou longe de ser fã do Lair Ribeiro, papa da neurolingüística brasileira, mas devo reconhecer que a maioria dos nosso problemas foram originados dentro de nós mesmos e só por nós podem ser solucionados.

Não se está falando aqui de problemas graves, como a perda de um parente, de um imóvel, de um emprego ou da próropia saúde, mas daquelas ingresias do cotidiano que nos tornam incapazes de sorrir.

Você se acha feia. Cada vez que vê uma foto da Ana Paula Arosio agradece a Deus por morar no térreo, pois se fosse no oitavo andar se atiraria de ponta. Acha-se gorda, também. Tem um senhor quadril. O Melhorzinho em você são os pés, mas ninguém irá olhar para eles enquanto você não reduzir seu nariz pela metade. Espelho, espelho meu, logo eu?

Se ao menos você fosse assombrosamente inteligente, mas você é média. Lê cinco livros por ano e nunca disse nada que merecesse entrar para uma antologia poética. Você queria escrever tão bem quanto o Verissimo, ser tão espirituosa quanto o Jô e tão bem informada quanto a Marilia Gabriela, mas se sente tão insossa quanto a sua diarista.

Nada disso lhe afetaria se você tivese uma conta báncaria recheada, mas você não recebe aumento a três anos. Se ao menos seu namorado fosse a cara do Brad Pitt, mas ele é a cara do Mr Bean. Se ao menos você morasse em Nova York, mas seus pais fizeram a gentileza de se mudar para uma cidade chamada Sertãozinho do Juazeiro, onde ninguém jamais botou os olhos num Big Mac.

Aparentemente, não da pra dizer que sua vida é nitroglicerina pura, mas só podemos chamar
de tragédia aquilo que é irreversível, o que não é o seu caso. Tudo é uma questão de humor
e de atitude: mude. Deixe de colocar sua felicidade na mão de outros. Comece um caso de amor consigo mesma e pare de se boicotar. A Ana Paula Arosio, o Verissimo, a Marilia Gabriela e o Brad Pitt não têm culpa de você insistir em seguir modelos. Inaugure sua propria formula de ser feliz e patenteie. Você ainda pode ficar rica com os direitos autorais.

2 comentários:

  1. O mal das pessoas é se cobrar tanto , desejar aquilo que a sociedade acha que é o melhor !
    o bom mesmo é mudar , é inovar.
    Adorei o texto , beijos :*

    ResponderExcluir
  2. Nossa, muito lindo seu blog!! Já tô seguindooo!!!

    Se der, dá uma passadinha no meu tb!

    Bjus ;)

    ResponderExcluir